PRINCIPAIS NUTRIENTES PARA AS PLANTAS

06:48 By ACQUATICOS , In

Descoberto que os peixes e plantas possuiam uma relação de reciprocidade os fabricantes de produtos para aquarismo começaram a desenvolver muitos produtos para o cuidado de eliminação de algas, parasitas e de reposição nutricional, regras de manutenção como podas para evitar o crescimento desequilibrados das plantas e mesmos a limpeza do ambiente em que se encontrão.
O fator importante para o crescimento das plantas consiste em ter um substrato favorável, ótima qualidade de iluminação, fertilização liquida a adição de co2 a qualidade da água também e imprescindível. As plantas saudáveis é um elemento importante para as condições do aquário e seu equilíbrio biológico.
Assim elas exigem cuidados e atenção por parte do aquarista como à prevenção de algas, eliminação de parasitas como caramujos e a reposição de nutrientes para evitar a deficiência nutricional.Para que as plantas se desenvolvam fortes e saudáveis no aquário, precisamos assegurar-lhes fontes de alimentação tais como elas teriam em seu ambiente natural. Isto inclui:
Energia luminosa - que se dá através de lâmpadas. A iluminação irá garantir a absorção do dióxido de carbono (CO2) pela planta para que ela realize a fotossíntese.
Dióxido de Carbono (CO2) - Para a formação do corpo da planta e para aumentar a sua capacidade de decomposição de poluentes. Minerais: Para um crescimento saudável das plantas.
Os principais nutrientes para as plantas, chamados macronutrientes e dos quais as plantas precisam em maiores quantidades são:
Nitrogênio (N)
Fósforo (P)
Enxofre (S)
Potássio (K)
Cálcio (Ca)
Magnésio (Mg)
Geralmente, esses nutrientes são fornecidos por produtos balanceados bons fertilizantes que já contém a quantidade correta e que não contenham Nitrato ou Fosfato, pois estes dois elementos se elevam através de dejetos dos peixes, favorecendo o crescimento de algas.
Os Oligo-elementos (micro nutrientes) as plantas necessitam em menor quantidade, no entanto, não são menos importantes que os macronutrientes. O micronutriente mais importante para as plantas. Ferro (Fe)
Cobre (Cu)
Manganês (Mn)
Zinco (Zn)
Boro (B)
Molibdênio (Mo)
Vanádio (V)
As plantas absorvem nutrientes de duas maneiras:
Através das folhas – no caso de plantas de folhagens particularmente finas, por isso o aquário com estas plantas (Cabomba, Elódea, etc.) precisa de um fluxo de água suave e constante.
Através das raízes - fixadas no fundo, as plantas absorvem nutrientes e oligo-elementos através de suas raízes.
Para saber se existe deficiência de nutrientes em suas plantas, verifique os tipos de nutrientes sua tarefa quando absorvido pelas plantas e o sintomas causados por sua falta.
Azoto (N) sintetiza os aminoácidos e as proteínas, sua falta ocasiona amarelamento das folhas (clorose).
Enxofre (S) sintetiza os aminoácidos e proteínas, enzimas e coenzimas, sua falta ocasiona folhas amarelas e dificuldade de crescimento.
Fósforo (P) da o balanço energético, sua falta ocasiona perda precoce das folhas.
Potássio (K) é um ativador enzimático, osmótico, balanço iônico, sua falta ocasiona pontas e bordas das folhas amarelas.
Cálcio (Ca) realiza reações enzimáticas o metabolismo, sua falta ocasiona partes deformadas na plantas em crescimento.
Magnésio (Mg) é um ativador enzimático, componente da clorofila, é também um transportador de íons, sua falta proporciona a perda da coloração nas folhas e das próprias folhas.
Ferro (Fe) é um sistema enzimático e da síntese da clorofila, sua falta proporcionara folhas amarelas.
Cobre (Cu) auxilia na fotossíntese no metabolismo protéico na distribuição de hidrato de carbono e balanço hídrico, na sua falta as plantas tem crescimento anormal com folhas em formato espiral.
Manganês (Mn) realiza reações enzimáticas e fotossíntese, sua falta acarretara na morte de tecido entre as nervuras.
Zinco (Zn) é um ativador enzimático sua falta levara a planta a ter cor amarela entre as nervuras e inibição de crescimento com caules e folhas mal formados.
Boro (B) auxilia na utilização de Cálcio e crescimento,sua falta levara a planta ter folhas jovens com aspecto enrugado.
Molibdênio (Mo) ajuda na utilização dos Nitratos que estão dissolvidos em nosso aquário, sua falta leva a subida de Nitratos causando manchas amarelas entre as nervuras das folhas.
Vanádio (V) é um sistemas enzimáticos e proporciona a liberação de minerais, sua falta prejudica o crescimento das plantas.


CLEBER LUIZ DA SILVA

1 comentários:

Anônimo disse...

como achar Molibdenio (Mo) no mercado para meu aquario

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO